(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

MARANHÃO: MAIS DE MIL PESSOAS ESPERAM POR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM TODO O ESTADO

Publicada em 03/09/23 às 15:02h - 48 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)

MARANHÃO: MAIS DE MIL PESSOAS ESPERAM POR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM TODO O ESTADO.




No total, 1.091 pacientes no Maranhão esperam por um transplante, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Existe uma longa lista de espera por uma doação de órgão no Maranhão. No total, 1.091 pacientes no estado esperam por um transplante, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Como é caso da enfermeira Julyanne Rabelo. Ela, que faz tratamento de hemodiálise três vezes por semana, em São Luís, espera por um transplante de rins há um ano.

Ela conta que a cultura da falta de doação acaba prejudicando quem espera por um novo órgão. “É bem difícil você falar sobre doação de órgãos porque aqui a gente tem, não só aqui, no Brasil todo, tem uma cultura, infelizmente de não doação”.

Na Comissão de Transplantes do Hospital Universitário, único local no Estado onde são feitos os transplantes, consta que foram realizados este ano 150 e, desde que o setor foi criado 2.791 no Maranhão receberam o órgão que precisavam. No ano de 2022 foram 133 transplantes de córneas, 23 de rim e 5 transplantes de fígado.

A chefe da enfermagem da Comissão de Transplantes, Ângela Inês, explica o processo para captação e verificação que o órgão pode mesmo ser doado. “Nós temos dois tipos de doadores. O doador de coração parado e o doador de morte encefálica, No caso do doador de coração parado nós captamos o globo ocular, a córnea. Agora o doador de morte encefálica, a morte cerebral, que é aquele doador que ainda está numa UTI, esse já doa o rim, o fígado e outros órgãos, porém aqui no nosso estado nós ainda estamos captando rim e fígado”.

Compatibilidade sanguínea e o tamanho do órgão, além da urgência do paciente que espera o transplante definem quem recebe na lista de espera.

G1/MA





















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2128972
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!