(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

AÇAILÂNDIA: MUNICIPIO AVANÇA NA PRODUÇÃO DE GRÃOS MILHO E SOJA

Publicada em 08/08/22 às 09:50h - 65 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)







O município de Açailândia, localizado na região Sul maranhense, a 566 KM da capital São Luís, vem se destacando no potencial para produção de grãos com a soja e o milho.

Graças a qualidade e fertilidade natural do solo, bem como a sua topografia plana, contribui bastante para o plantio, mecanização agrícola, o médio e baixo custo da terra, vem atraindo muitas empresas de outras regiões que encontraram em Açailândia condições favoráveis de infraestrutura de escoamento, para desenvolver o agronegócio, juntamente com produtores a investirem na atividade.

Conforme dados fornecidos por empresas que trabalham no setor dentro do município, por produtores, bem como a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, que faz o acompanhamento e aferição em todo o território nacional, a plantação e safra de soja e milho vem se expandindo e a área plantada para produção de grãos aumenta a cada ano.

De acordo com informações do engenheiro agrônomo da SEAGRI -Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Cristiano Neto Soares da Silva, a plantação de grãos está distribuída em todas as regiões de Açailândia com destaque para a região do Assentamento Sudelândia (50 BIS) que possui terras planas, favoráveis para o plantio, o Assentamento Califórnia, que já possui plantio considerável de grãos e também na região do Novo Oriente, compreendendo o Assentamento João do Vale, Francisco Romão, Planalto I, Planalto II e na região da Reta onde estão instaladas algumas empresas.

A produção de grãos já ocupa uma área de 78 a 80 mil hectares de soja plantados considerando a safra de 2021/2022. Já a produção de milho estima-se de 11.000 a 12 .000 mil hectares. A CONAB estima em torno de 4,5 milhões de sacas de soja de 60kg e em torno de 1.5 milhões de sacas de milho.

Segundo o Secretário de Agricultura Antônio Filho, os grãos plantados em nosso território hoje, correspondente a 15% da área do município, representando valores brutos perto de 1 bilhão de reais (R$ 925.533.000,00 milhões, safra 2021/2022) podendo representar ao município de Açailândia aumento em sua arrecadação e maior capacidade de investimentos destes valores diretamente na agricultura familiar que tem dificuldades de avançar no ritmo dos outros segmentos por escassez de investimentos planejados e constantes.

Os valores em área plantada seguem a tendência de mais de 70 municípios do Maranhão com ascensão da soja, o que demanda de forma geral um direcionamento planejado com amplos diálogos, dada a diversidade produtiva que temos em nossa zona rural com a refloresta de eucalipto, a nossa forte pecuária e a agricultura familiar, o que nos coloca em condições de crescimento planejado destes diversos setores sem que um tenha que ser suprimido para ascensão de outro.

 ASCOM.








ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2076896
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!