Foram abertas, nesta sexta-feira (18/03), as inscrições para o curso de roteiro para comédia do Clube do Pensamento. Realizada pela produtora “Os Suburbanos” com a parceria e o apoio da Netflix, as aulas serão ministradas pelo ator Rodrigo Sant’Anna e seu esposo, o roteirista Junior Figueiredo. Gratuita e virtual, a iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais de baixa renda negros, terceira idade, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ de qualquer região do Brasil.
“Minha motivação para criar o Clube do Pensamento está diretamente ligada à minha própria história de vida. Vim de uma realidade onde trabalhar com arte era uma abstração. A meritocracia ostenta uma fama traiçoeira. A ideia de que se pode chegar ao topo com talento e perseverança legitima as desigualdades, nos fazendo crer que a culpa é sempre nossa, que não tentei o suficiente, não fiz por onde, não sou de fato bom no que faço” analisa Junior, que saiu do interior da Bahia em direção a São Paulo acreditando no potencial das histórias que tinha para contar.
A situação para os grupos abarcados pelo projeto, que possuem poucas oportunidades, direitos, visibilidade e quase nenhum privilégio, é muito mais complexa quando não se tem qualquer conhecimento técnico sobre determinado assunto. Por isso, o objetivo desta edição é formar talentos que desejam começar suas carreiras de roteiristas em salas de comédia, sendo um primeiro passo para formar assistentes de roteiros.
“Este projeto é uma maneira de tornar o mercado mais plural. Se temos mais pretos contando histórias, mais histórias de pretos serão produzidas, e o mesmo se dá para todos os outros grupos historicamente excluídos. Já passou da hora de dar espaço para que esses grupos contarem suas histórias. Eu, que sou preto, gay e favelado, sou a exceção”, pontua Rodrigo. Os interessados podem se inscrever pelo site do Clube do Pensamento até o dia 27 de março de 2022. As aulas estão previstas para acontecer entre os meses de abril e junho.
Período de inscrição: 18 a 27 de março de 2022;
Formato: Virtual e gratuito;
Quem pode se inscrever: Pessoas de baixa renda que são negras, terceira idade, moradores de comunidades, PCDs e LGBTQIA+ de todo o Brasil;
Onde se inscrever: www.clubedopensamento.com.br