(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

Prefeitura de Açailândia começa a realizar testes rápidos para identificar Covid-19 em pacientes com sintomas

Publicada em 28/05/20 às 16:20h - 306 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)
Quem apresenta sintomas avançados do coronavírus (Covid-19) poderá confirmar, em poucos minutos, se foi ou não contagiado pela doença.

A Prefeitura de Açailândia amplia a testagem para o novo coronavírus. Neste último sábado, três Unidades Básicas de Saúde trabalharam intensamente na Ação em Prevenção e Tratamento do Covid-19.  Uma ação desafiadora, porém com resultado relevante aconteceu nas UBS’s Dr. Dalvadísio, Residencial Tropical e José Francisco no Piquiá de Cima

As equipes não mediram esforços para prestar uma assistência humana a toda população que estava aguardando Atendimento. Como resultado deste dia, tivemos uma média de 1000 atendimentos entre consultas, testes rápidos e entrega de medicamentos. Dentre as pessoas que foram testadas, estão 71 pacientes que tiveram resultados positivos para Covid-19.  Estas receberam atendimento médico e receberam o Kit de medicamentos para tratamento da doença.

Essa ação foi de extrema importância na Prevenção e combate à Pandemia. Ainda precisamos fazer muito mais, muitas pessoas estão doentes, outras se expondo ao risco sem tomar os devidos cuidados. Diante desse cenário, reforçamos as orientações sobre o isolamento social, uso de máscaras de proteção e higienização das mãos, como medidas de prevenção ao Coronavirus.

A Coordenadora da Atenção Básica, Keydilane Sampaio, classificou quão importante é esse trabalho para acompanhamento da doença no município. "O objetivo é ampliar a cobertura de diagnóstico para uma camada mais ampla da população e descobrir qual é o tamanho real do contágio no município, que já têm vários casos confirmados através de exames convencionais", concluiu Kaydilane.

Segundo o prefeito Aluísio Sousa a medida consolida a preparação das estruturas de saúde para o diagnóstico completo. “Nossa intenção é adquirir mais testes rápidos e assim poder estender a testagem para uma parcela maior da população, apurando números que nos ajudem a entender a contaminação, visando embasar decisões futuras”, explicou o prefeito.

Para ter acesso aos testes, a população deve procurar as unidades básicas de saúde para atendimento a suspeitas de Covid-19. Pacientes com oito dias do início dos sintomas será feito o teste rápido, que verifica a presença de anticorpos. Já em pacientes com até sete dias do início dos sintomas serão encaminhados para isolamento social e monitoramento.
O teste rápido funciona com uma gota de sangue do paciente, que após misturada a um reagente, em mais ou menos 10 minutos mostra o resultado, que pode ser: negativo; positivo para IgM (anticorpo imunoglobulina M) que significa que o paciente está na fase aguda da doença, com possibilidade de transmissão.

Açailândia dispõe atualmente de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados ou com suspeita de coronavírus na rede pública de saúde. Destes, cerca de 70% estão ocupados atualmente. Em relação aos leitos do Hospital de Campanha, a taxa de ocupação é de 85% estão sendo utilizados. Agora, dos 14 leitos clínicos na UPA, 93% estão ocupados. E dos 17 leitos clínicos do HMA, 60% estão ocupados.

ASCOM



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2123702
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!