(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

BRASIL: APENAS 4 EM CADA 10 CRIANÇAS BRASILEIRAS ESTÁ ALFABETIZADA, DIZ ESTUDO

Publicada em 27/11/23 às 10:31h - 22 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)


BRASIL: APENAS 4 EM CADA 10 CRIANÇAS BRASILEIRAS ESTÁ ALFABETIZADA, DIZ ESTUDO.



No imenso mosaico da educação brasileira, há um desafio persistente que requer atenção: as dificuldades na alfabetização, que são multifacetadas e refletem uma combinação de questões estruturais, sociais e pedagógicas. Enquanto o país avança em diversas áreas, a habilidade fundamental de ler e escrever ainda é um desafio para muitos. Um levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) revela que 56,4% dos brasileirinhos não estão alfabetizados.

A professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio São Luís, Grace Kelly, cita alguns fatores que contribuem para o panorama atual de desafios na alfabetização brasileira. “A falta de investimento na educação limita a capacidade das escolas de fornecer materiais didáticos adequados e formação apropriada para os professores. A desigualdade socioeconômica também é um fator, uma vez que crianças de famílias com menor renda muitas vezes enfrentam maiores desafios na alfabetização devido à falta de acesso a recursos educacionais adequados. E também podemos destacar a carência  de formação de professores para lidar com as especificidades dos processos de ensinar e aprender alfabetização e letramento, considerando, por exemplo, os diferentes tipos de aprendizagens”, explica.

Esses fatores também geram consequências negativas para o desenvolvimento das crianças. “A alfabetização é a base para o aprendizado em outras áreas. Crianças que têm dificuldades em ler e escrever podem enfrentar barreiras significativas em seu desenvolvimento educacional e cognitivo. Além disso, baixos níveis de alfabetização podem levar à desmotivação e ao desinteresse pela educação, resultando em uma maior chance de abandono escolar e limitar as oportunidades de emprego e o desenvolvimento socioeconômico das pessoas no futuro”, destaca a professora.

Afinal: como é possível mudar essa realidade? De acordo com a pedagoga, famílias e poder público têm papel fundamental nessa transformação. “Pais e familiares podem estimular a alfabetização em casa, lendo para as crianças, incentivando a prática da leitura e apoiando seu envolvimento na escola, por exemplo. E o governo deve priorizar a educação, investindo em infraestrutura escolar adequada, fornecendo didáticos e tecnológicos atualizados, além de garantir a formação e capacitação continuada  dos profissionais da educação . Além disso, políticas públicas direcionadas para a redução da desigualdade socioeconômica, como programas de bolsas de estudos e acesso a livros também podem ajudar a ampliar a alfabetização”, finaliza a profissional.

Por Tayã Santana 














ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2126074
Usuários Online: 20
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!